Ninguém duvida de que os homens se sentem bem diante de um belo
decote. No entanto, um estudo realizado recentemente na Inglaterra
mostra que o efeito que o decote pode exercer sobre as mulheres é ainda
mais impactante.
Segundo o The Daily Mail,
esta é a primeira vez que a ciência procura avaliar as alterações que
podem ocorrer no comportamento das mulheres graças a um decote
valorizado. As descobertas indicam que as mulheres que usaram um sutiã
do tipo push-up – que une e levanta os seios – demonstraram mais
autoconfiança.
Sendo assim, o estudo realizado na Universidade de
Manchester e liderado pelo professor de psicologia Geoff Beattie,
concluiu que existe uma relação diretamente proporcional entre a
valorização dos seios em um decote e o aumento da autoestima das
mulheres.
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores
monitoraram o comportamento das mulheres enquanto elas usavam sutiãs do
tipo push-up e modelos normais eleitos para o dia a dia. O The Daily
Mail salienta que as voluntárias da pesquisa possuíam entre 20 e 55 anos
e eram apenas mulheres que não haviam passado por cirurgias para o
aumento dos seios.
No total, foram gravados 60 vídeos que registravam o comportamento
feminino em três momentos diferentes do dia enquanto interagiam com
outras pessoas. Ao comparar as gravações, os pesquisadores ficaram
atentos às reações das voluntárias de acordo com o tipo de sutiã que
usavam.
O professor Beattie chama atenção para o fato de que ele
desejava obter evidências físicas de que as mulheres se sentiam mais
confiantes com os sutiãs que valorizavam os seios em vez de coletar
diretamente com as voluntárias suas impressões pessoais a respeito de
como se sentiram ao vestir as peças especiais.
“Para esse estudo,
eu não estava interessado em saber como as mulheres se sentiram usando
sutiãs diferentes. Essa pesquisa é exatamente sobre o comportamento que
elas mostram, pois os sinais do subconsciente podem ser muito mais
reveladores”, explica Beattie ao The Daily Mail.
Sendo assim, a
equipe analisou a linguagem corporal das participantes em cada situação.
Notou-se que os sorrisos – que indicam emoções positivas e
autoconfiança – aumentaram em 73% entre as mulheres que usavam os sutiãs
push up.
A falta ou a quebra de contato visual – que são sinais
normalmente associados à baixa autoestima – diminuíram em 41%. Alguns
outros movimentos corporais – como o esfregar das mãos –, que indicam
uma atitude negativa, caíram em 64% durante os testes.
O
coordenador da pesquisa considera os resultados surpreendentes, pois as
diferenças no comportamento são extremamente visíveis. Os vídeos mostram
que existe claramente uma ligação entre a exibição de um belo decote e o
aumento da autoconfiança em diferentes situações.
“E nos sabemos
que a confiança tem impacto tanto no trabalho quando na vida pessoal”,
declarou o pesquisador. “Eu espero que essa pesquisa possa fazer com que
as mulheres evitem soluções drásticas para aumentar sua confiança, como
implantes mamários, porque ela prova pela primeira vez que o que as
mulheres vestem pode afetar positivamente o seu comportamento”, conclui
Beattie.
A pesquisa contou com o apoio da Gossard
– empresa especializada em lingeries – na ocasião do lançamento do
“Super Egoboost Push Up”, um sutiã que passou dois anos em
desenvolvimento e foi usado durante os testes executados.
Nenhum comentário